número de acessos

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Kessbier International - Cerveja caseira brasileira, agora em dois idiomas / Brazilian homebrew now bilingual

Após analisar as estatísticas do blog, observei que 1/3 dos visitantes são estrangeiros, sendo metade disso dos Estados Unidos e Inglaterra.

After proceeding a statistical analisys of our visitors profile, I notest that one third of our visitors are from foreign countries, half of those being from USA and England.

Certo que de os nossos irmãos homebrewers estrangeiros têm muito interesse no que fazemos aqui, estou me dispondo a ter o trabalho de editar as minhas postagens em dois idiomas, com o objetivo de facilitar o intercâmbio de idéias.

Aware that our homebrewer brothers from foreign are also interested in brazilian homebrewing scenario, I´m  preparing the endeavour of posting in two different languages, with the objective of make the idea exchange easier

Assim, a partir de agora, todas as postagens serão em português e em inglês.

That said, from now on all my posts shall be in portuguese and english.

As postagens anteriores eu irei traduzindo conforme tiver tempo.
The previous posts, I´ll be translating in the next days, when have some spare time

Quanto às receitas, pretendo mantê-las no sistema métrico, mas assim que possível postarei uma tabela de conversão, para facilitar o trabalho dos nossos amigos estrangeiros.
About the recipes, I intend to keep them in metrical system, but soon I´ll provide a conversion table or nomograph, in order to make our fellows job easier.

Saudações cervejeiras a todos!
Brewing salutations forr all brothers!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

OAT MEAL STOUT - prontinha! (Ready!)

E finalmente ficou pronta a Oat Meal Stout.
And finally the Oat Meal Stout is ready to drink!

Após 10 dias condicionando na garrafa, a carbonatação atingiu 2,7 volumes a 22ºC.
After 10 days of  bottle conditioning the carbonation reached 2,7 volumes of CO2 at 22ºC.

Aberta uma garrafa, esta apresentou características sensoriais bem melhores que a da amostra aberta 5 dias antes, com excelente aroma e amargor e sem aquele final adocicado que eu havia mencionado.

I opened a sample bottle, and it presented better taste and smell than the last sample I opened 5 days before, with excelent aroma and very balanced bitterness, and without any residual sweet taste.
Gostei bastante do resultado, aliás... mas ainda assim, vou trabalhar por um produto final mais seco e com melhor eficiência, mirando nuns 5,5% de ABV.
I liked the final result very much, but still... I´ll keep working for a dryer product, with better efficiency, targeting 5,5% ABV. 
Como próximo projeto, pretendo repetir minha Red Ale ou trabalhar numa IPA.... ou talvez faça as duas....vou decidir depois das festas. Por hora, temos um estoque de 68 garrafas para consumo familiar no fim do ano, entre Pale Ale, Red Ale e Oat Meal Stout, devidamente estocadas a 2ºC..
As next project, I intend to repeat my red ale recipe, or work in an IPA... or maybe I do both... I´ll decide after hollidays. For now, we have a stock of 68 22Oz bottles for family consumption for the hollidays, between pale ale, red ale ans oat meal stout properly stored at 3ºC.
Acho que a festa vai ser boa!
I guess the party will be very nice.


Um excelente natal a todos!
Merry Christmas for everyone!
Pão e Cerveja!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Cerveja Caseira: OAT MEAL STOUT - QUAAASE!!! (Almost there!!)

Caríssimos cervejeiros,

Dear fellows homebrewers,

Anuncio com orgulho o êxito no teste do priming caseiro.

I announce with pride the success of the home made priming solution test.
Hoje foi aberta a primeira garrafa teste: excelente carbonatação com ótima espuma!

Today the first test bottle was open: excellent canbonation with great foam!

Só acho que coloquei priming demais nas unidades de teste, então amanhã vou gelar as garrafinhas de teste (3).
I just think I put too much priming solution in the test bottles, so tomorrow I shall transfer these to the fridge.
A embalagem é uma caçula de outra marca, reutilizada.

The package is a 22Oz reused bottle from a commercial brand.
Apesar de as amostras ainda estarem  meio "verdes", tive as seguintes impressões deste exemplar: bom corpo, ótima formação e retenção de espuma (obrigado, Quaker). Aroma agradável levemente maltado, com predominância do torrado, bom amargor.

Even though the samples are still a little bit "green", I had the following impression of this sample: Good body, with great head retention with good foam (thanks a lot, Quaker!). Pleasant aroma lightly malted, with predominance of the roasted flavor, good bitterness.
O que me incomodou um pouco foi uma leve nota adocicada no final... Talvez pelo uso de puco malte Carafa III (226g), ou talvez seja próprio do estilo.

What bothered me a little bit was a little, very subtle presence of sweetness at the end... Maybe due to the use of a little ammount of Carafa III (226g), or maybe it´s just a style characterystic.
A cerveja ficou menos seca do que eu desejava, mas ficou com um bom paladar.

The beer resulted less dryer than I expected, but yet with good taste.
Como todo obcecado com a perfeição, acho que a cerveja ficou boa, mas pode melhorar bastante. Já estou promovendo melhorias na receita. Aguardem...rsrsrs

As averyone who is obsessed with perfection, I think this beer is OK, but I can make it a lot better. I´m already working in recipe improvements... Wait for them...
Fotos da moreninha abaixo:
Photos of the "brunette" below:



terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Cerveja caseira: Expectativa que nunca morre

Fazer cerveja é tratamento para ansiedade.

Já falei isso em diversas postagens.

Domingo passado engarrafei a Oat Meal Stout. Desde a brassagem já se vão bons 17 dias... É um senhor desafio aos ansiosos passar por todo esse processo de expectativa....

Aproveitei a ocasião e fiz um novo teste de solução de priming, utilizando 8g de açúcar por litro de cerveja, num total de 152 gramas, diluídos em 100ml de água, fervida com adição de gotas de limão para não cristalizar.

De um total de 150ml de calda, divididos por uma estimativa de 30 garrafas, fiz 4 garrafas-teste com 5ml de solução caseira cada uma.

Nas demais, usei o priming vendido comercialmente. Como tenho somente um manômetro, as garrafas-teste da solução caseira serão abertas uma a cada dois dias a partir da próxima quarta ou quinta-feira.

Hoje, o manômetro indica 0,8. Até sábado, deve estar a 2,1 a 2,5 volumes, conforme pretendido. O depósito de sedimento no fundo das garrafas está regular. Melhor seria se estivesse menor, mas não consegui processar a maturação a frio muito bem porque tivemos uma semana de temperaturas muito altas e a geladeirinha não aguentava baixar dos 5 graus, o que prejudicou um pouco a floculação e decantação dos sedimentos no tanque.

O freezer gigante ficou com o controlador de temperatura pronto somente no sábado à tarde, então não viabilizou fazer o condicionamento nele.

Vida de cervejeiro é suportar a ansiedade de saber como ficará o produto final...

Um ajuste que certamente farei nessa receita será aumentar o tempo da parada de sacarificação (beta-amilase). Originalmente fiz 50 minutos, mas acho que o ideal seria 65 a 70 minutos para uma maior eficiência, já que obtive uma OG de 1.0465 quando o parâmetro mínimo para o estilo é 1.048.
A FG ficou boa. Acabou em 1.012, me rendendo um ABV de 4,5% mais um pouquinho que resultar da fermentação nas garrafas, o que considero aceitável.

O sabor da amostra ficou bom, como eu havia planejado: bem seco, com bom amargor final e sabor de torrado, como acho que uma stout tenha que ser.

Mas dá pra melhorar....

Outras novidades: Ontem chegou uma encomenda do Canadá: Lúpulos das variedades Amarillo, Cascade, Centennial, English Fuggles e Tettnanger. três onças de cada. Tambem chegaram uns engates rápidos da Blichman, para acabar com a confusão com mangueiras. Continuo no aguardo das tranqueiras compradas no http://www.morebeer.com/ e dos livros comprados na Amazon.

Para quem não sabe, compras no exterior até US$ 50,00 podem ser feitas livre de impostos, sendo que aquisição de livros não tem imposto, não importando o valor. O único proibitivo que deve ser ponderado é o frete, que, pelo menos nas situações que tenho analisado, tem compensado, pois os produtos que tenho adquirido fora não se encontra aqui com facilidade..

É isso, pessoal! Pão e Cerveja a todos!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

EQUIPAMENTOS NOVOS CHEGANDO / CERVEJA CASEIRA

E eis que o milagre aconteceu, e o fantástico freezer de 519 litros chegou!!!

Agora é só instalar o controlador de temperatura - que por coincidência também chegou HOJE - e pronto! Estamos equipados para fazer MAIS e MELHOREs cervejas!

Exemplo? Agora vai dar pra fazer lagering, e com garantia de temperatura estável e controlada.... em que pese eu tenha que confessar que me tornei um grande fã das ales, acho que vai valer pela experiência.

Vamos nós aprender algo novo pra variar!

Antes que eu me esqueça, enquanto eu escrevo essa mensagem, estou degustando uma Índica, a IPA da Colorado, geladinha.

Com o devido respeito à Baden Baden, da qual consumi alguns exemplares, a Colorado DETONA! A qualidade é um absurdo, demonstrando o cuidado com o produto final. Essa IPA tem a mistura perfeita de aroma frutado, maltado e lupulado. O sabor é exatamente o que se espera de uma IPA... Excelente retenção de espuma e corpo muito bom!

Para quem mora no Mato Grosso, pode encontrar as cervejas da Colorado na rede Big Lar, em Cuiabá.

Cada vez que vou a esse mercado é uma festa. Da última vez, comprei: minhas boas e velhas Stella Artois, algumas das excelentes Pilsners da Carlsberg, meia dúzia de Guiness, minha dry stout favorita, e vários exemplares da Colorado: IPA, Weisenbier, porter e pilsner... duas de cada! É uma alegria poder ir a um mercado que dispõe de toda essa variedade cervejeira, coisa rara no Mato Grosso.

Não... não estou fazendo propaganda do supermercado....É apenas a verdade. TEnte achar essa variedade em outro lugar no Mato Grosso.

É isso, amigos: bebendo lentamente uma IPA e sonhando com o freezer em pleno funcionamento, assim me despeço!
  

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Cerveja Caseira - Cerveja Artesanal - Cerveja

Mas, afinal, por que diabos uma pessoa resolve, do nada, fazer a própria cerveja?

Alguns podem pensar, até, inicialmente, ser por razões econômicas... Acreditem em mim: pelo trabalhão que dá, razões econômicas podem ser descartadas de cara, porque a cerveja do botequim é muuuuito mais barata!

Nem por mil reais eu trabalharia o tanto que eu trabalho pela minha cerveja.... Logo, verifica-se não ser pelo preço.

O tesão pela fabricação artesanal de cerveja é: UM --> a possibilidade de degustar algo que você mesmo faz, uma coisa única, especial, sem paralelo. DOIS --> a possibilidade de construir algo de qualidade SUPERIOR, muito, mas muito, mas muito superior ao que se encontra comercialmente. TRÊS --> fuga do stress!

Fazer cerveja cansa? Certamente que sim? Relaxa? absolutamente, totalmente e incondicionalmente: naquelas 6 a 8 horas que você fica ali, concentrado, os problemas e preocupações simplesmente vão embora!

No meu caso o processo de decisão por iniciar no hobby demorou cerca de seis meses. Foi lento: comecei a pesquisar na internet... Conheci o Afonso Landini, primeiro via email, depois via telefone. Comprei um punhado de livros na Amazon... li todos, e somente dpeois disso é que encomendei meu equipamento. Foi gradual. eu precisava ter certeza, antes de gastar R$ 2.500,00 no negócio, que não enjoaria rápido, que seria uma coisa instigante e duradoura.

Eu não poderia ter acertado mais! Fazer cerveja é um hobby completo: tem uma parte física (e como faz suar!!!), uma parte sistemática (sanitização demanda método e organização), uma parte mental (calcular receitas, IBU´s, rampas de temperatura)...

A todos os que são curiosos, recomendo fortemente o hobby, inclusive como terapia: você treina a ansiedade, afinal, são no mínimo três semanas de espera para ver o resultado final (no caso das Ales).

A quem quiser aprender o básico, entender sobre os equipamentos e modo de fazer, sugiro verificar as primeiras postagens deste BLOG. também sugiro os blogs e sites indicados na barra lateral, onde se encontra muita iformação de qualidade e gente sempre disposta a ajudar.

É isso! Como dizem meus amigos Lamas: Pão e Cerveja!