número de acessos

domingo, 17 de julho de 2011

Oat Meal Stout - Finalmente pronta! / Finally ready

Enfim, após 7 dias de condicionamento na garrafa, foi possível degustar a primeira garrafinha-teste da Oat Meal Stout.

At last, after 7 days of bottle conditioning, it was possible to taste the first Oat Meal Stout sample bottle.

Profundamente escura, densa e com ótimo creme! A garrafinha foi "emprestada" pela therezópolis
Deeply dark, dense and with great cream! the bottle was "lended" by Therezópolis beer.


Com 2,0 volumes de carbonatação, a espuma foi abundante, e os 750g de aveia em flocos mostraram seu resultado deixando a espuma densa e cremosa. Aliás, a cerveja em si ficou bastante densa, muito agradável.

With 2.0 volumes of CO2, it has abundant cream, and the 750grams of Oat Meal showed their result with dense and creamy foam. By the way, the beer resulted a very dense beer, very enjoyable.

Apesar do grande volume de maltes torrados (Carafa III, chocolate e roasted barley), as notas de torrado no paladar não ficaram tão intensas. O sabor ficou mais para uma sweet stout, em que pese os parâmetros tenham ficado dentro do estilo Oat Meal.

Despite the great volume of roasted malt (Carafa III, belgian chocolate malt and roasted barley), the roasted character was not that intense. The flavor pended more to the sweet stout style, altough the style parameters meet the Oat Meal Stout standards.

Gostei muito do resultado!

I enjoyed the results very much.

Saúde!

cheers!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Cerveja Oat Meal Stout: Notícias / News fromthe Oat Meal Stout

A escurinha finalmente saiu do processo de maturação. Após 18 dias de maturação no cônico, a 1,5ºC, a clarificação ficou excelente, mesmo sem uso de whirfloc. O fermento SafAle US-04 é perfeito: como flocula muito bem, acaba contribuindo para a clarificação da cerveja.

O sabor ficou bom. embora eu prefira um perfil mais seco, este não era o objetivo aqui. durante a maturação, os tons de torrado e café dos maltes carafa e chocolate belga e da cevada torrada ficaram mais pronunciados, sobrepujando o aroma adocicado dos indesejados ésteres derivados da morte da geladeirinha fermentadora, (a geladeira responsável pelo controle da fermentação sofreu um infarto agudo do compressor no segundo dia da primária, o que acabou resultando em um dia com fermentação na indesejada faixa dos 23ºC, fato corrigido assim que detectado o defeito na geladeira, mas que resultou num aroma um pouco mais frutado inicialmente, mas que felizmente foi corrigido na maturação).

O produto final foi envasado em 29 garrafas de 660Ml, com priming à razão de 8G/L, num total de 5ml de solução de açúcar invertido por garrafa e está condicionando a 21ºC.

No final ainda descartei mais de dois litros de produto acabado, porque a produção acabou maior que o esperado, acabou faltando calda de priming e uma das garrafas quebrou no momento de tampar... Mas são intercorrências. 29 garrafas é uma produção excelente.

Em uma semana postarei novidades.

Para a próxima leva, esotu em dúvida entre brassar outra Pale Ale ou uma Belga.