número de acessos

segunda-feira, 14 de março de 2011

Próxmia leva: Double Chocolate Oat Meal Stout / Next Batch: double Chocolate oat meal stout

Como sincero apreciador das escuras e amargas, vamos nós denovo inventar moda.
(As a true fan of the dark and bitter, here we go again into experimentation,)

Para o próximo sábado, a leva escolhida vai ser uma Double Chocolate Oat Meal Stout.
(For the next saturday, the chosen batch will be a Double Chocolate Oat Meal Stout)

De grãos, esclhi os seguintes:
(The grain bill is the following)

Pilsen: 4.500Gr
CaraAroma: 150Gr
CaraAmber: 150Gr
Roasted Barley: 50Gr
Carafa II: 200Gr
Malte chocolate: 250Gr
Aveia em flocos: 500Gr

Paradas:
Mash Schedule:
52ºC - 25min
62ºC - 60 min
68ºC - 25 min.

Lúpulo: Nugget: 28Gr @ 60 min
(Hops)  Saaz: 15Gr @ 15 min.

Extras: 400 Gr de chocolate meio amargo ralado aos 05 min da fervura.
Extras: 400 Gr of grind Dark chocolate @ 05 min during the boiling

O que vai virar eu não sei. só espero que fique ao nível de uma boa stout!            
I don´t have a clue if it will work, I just hope this turn out to be a good stout!

Ein Prosit!

9 comentários:

  1. Marco, bom dia.

    Vc vai fazer 20 lt, né? Eu jah fiz oatmeal uma vez, eu tiraria um pouco de pilsen e colocaria um pouco de trigo (pouca coisa) e colocaria um pouco mais de aveia. Quanto ao chocolate, vai colocar na maturacao tb? E acho que vale a pena procurar um chocolate 80%. Vai usar Nothinghan?

    Abs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Ô, Ricardo! Valeu a participação!
    Eu sou meio avesso a usar trigo em stouts... Na experiência que eu tive, acho que tirou um pouco da personalidade (mas esse sou eu).
    Quanto à quantidade de aveia, já pensei nisso. MAs na última leva de Oat Meal Stout que fiz, usei 500 Gr e tanto o corpo quanto a formação e retenção de creme ficaram excepcionais. Talvez aumentar 100Gr pra ver no que dá.
    Chocolate eu vou colocar o que eu conseguir encontrar aqui. Quanto mais "dark" melhor. de 60% pra cima, sendo que considero 80% o ideal.
    Quanto a adicionar o chocolate na maturação, sinceramente tenho receio de contaminação. Como sanitizar esse chocolate?

    ResponderExcluir
  3. Então Marco, se for pela autenticidade do estilo, nao devemos usar o trigo mesmo, mas para uma experiencia, quem sabe!? Sobre o chocolate, tb tenho duvidas qto adicionar alimentos na maturacao de uma breja. O comum seria pensar: se o chocolate vem na embalagem, consequentemente esta limpo e sanitizado, certo? Mas sinceramente eu nao sei. Perguntei para o Murilo da Dum (Curitiba), ele usou chocolate na maturacao da chocolate imperial oatmeal stout e o mesmo me disse que chocolate ele só joga, frutas ele faz calda.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. O problema do chocolate é que ele leva derivados de leite na formulação, que, pelo menos em tese, são produtos de origem animal, razão pela qual opto pela esterilização por meio da ferviura, principalmente porque o chocolate, ao contrário das frutas, não perde sabor com a fervura.
    Já as frutas, o ideal é que sejam em calda ou purê, e durante a maturação, para não perderem o sabor. Se ferver muito, misturado ao mosto, acaba perdendo as características mais marcantes.
    A Morebeer tem uma boa variedade de purês a preços interessantes, que já vêm preparados para adição à maturação: é só abrir a lata.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não, Ricardo. uma gripe não programada adiou meus planos. Será este sábado.

    ResponderExcluir
  6. Oi Marco, tudo bem ?
    Como foi a experiencia, estou programando fazer uma Stout c/ Chocolate e fiquei realmente entusiasmado em saber se voce obteve sucesso.
    Para 20L, quanto de chocolate eu devo adicionar ? Tem de ser em pó apenas ou posso adicionar a barra mesmo. Tem alguma recomendaçao quanto ao um tipo específico de brassagem (rampa) ?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Rapaaaz... Acredite ou não, essa belezinha ainda nãosaiu da prancheta.

    Falta de tempo total. é o que acontece quando advogados resolvem ser cervejeiros, às vezes ocorre de não sobrar tempo nem pra respirar.

    No meu caso, para 20L vou adicionar entre 340g e 500g de chocolate amargo a 65% ao final da fervura.

    tem gente que adiciona na maturação, o que eu não aconselharia, pois é um produto não estéril... mas há divergências.

    Quanto às rampas, depende também do resultado que vc quer... do PH da sua água...eu faço sempre um descanso proteico, uma pausa longa para a beta e uma curta para a alfa...pra dar mais corpo.

    Quando eu engenhocar finalmente essa cerveja, te aviso.

    Prosit!!!

    ResponderExcluir
  8. Essa nossa idéia veio na semana da Páscoa, e acredite, foi difícil achar alguém que pudesse ajudar a dar uma dica na receita ... colocamos apenas 200grs no final da fervura, e concordo com voce, utilizar na maturaçao tem mais risco mesmo. Muito obrigado pela dica, depois te aviso quando a nossa ficar pronta ... ainda pretendemos fazer uma porter de chocolate e seguir aprimorando.
    Abraçao
    Cheers

    ResponderExcluir