número de acessos

terça-feira, 12 de julho de 2011

Cerveja Oat Meal Stout: Notícias / News fromthe Oat Meal Stout

A escurinha finalmente saiu do processo de maturação. Após 18 dias de maturação no cônico, a 1,5ºC, a clarificação ficou excelente, mesmo sem uso de whirfloc. O fermento SafAle US-04 é perfeito: como flocula muito bem, acaba contribuindo para a clarificação da cerveja.

O sabor ficou bom. embora eu prefira um perfil mais seco, este não era o objetivo aqui. durante a maturação, os tons de torrado e café dos maltes carafa e chocolate belga e da cevada torrada ficaram mais pronunciados, sobrepujando o aroma adocicado dos indesejados ésteres derivados da morte da geladeirinha fermentadora, (a geladeira responsável pelo controle da fermentação sofreu um infarto agudo do compressor no segundo dia da primária, o que acabou resultando em um dia com fermentação na indesejada faixa dos 23ºC, fato corrigido assim que detectado o defeito na geladeira, mas que resultou num aroma um pouco mais frutado inicialmente, mas que felizmente foi corrigido na maturação).

O produto final foi envasado em 29 garrafas de 660Ml, com priming à razão de 8G/L, num total de 5ml de solução de açúcar invertido por garrafa e está condicionando a 21ºC.

No final ainda descartei mais de dois litros de produto acabado, porque a produção acabou maior que o esperado, acabou faltando calda de priming e uma das garrafas quebrou no momento de tampar... Mas são intercorrências. 29 garrafas é uma produção excelente.

Em uma semana postarei novidades.

Para a próxima leva, esotu em dúvida entre brassar outra Pale Ale ou uma Belga.






2 comentários:

  1. Veeelho!! Num joga 2 litros fora! ieauhieauh
    Engarrafa numa PET e manda pra mim! aehiueah
    zuera.
    Ow, só num entendi o pq dos teus 8g por litro de primming! Nao vai ficar mto carbonatado pro estilo? Stout tem uma baixa carbonatação...
    E outra coisa, se faltar primming, pese açúcar direto e joga ele sem preparar mesmo, eu já fiz, carbonatou e nao estragou nas garrafas extras, e claro. Marca elas com um X e deixa de lado!
    Parabens ai pelo blog velho, um grande abraço!
    Boas beras

    ResponderExcluir
  2. Bruno, obrigado pelo comentário.

    8g/l de priming a princípio parece muita coisa, mas o estilo é Oat Meal Stout, que admite um pouco mais de carbonatação que o padrão. Além disso, deixei 20 dias fazendo maturação a 1ºC, o que dcantou bastante fermento, então rpecisei carregar no invertido.

    Ainda assim, depois de 5 dias a 23ºC, a carbonatação anda está em 1,5 volumes, então acho que ainda está abaixo do pretendido, pois espero pelo menos de 2 a 2,5.

    quando ao "desperdício"... foi um excesso de eficiência nãoe sperado. Eu não tinha nem garrafas dsanitizadas para colocar a coisa preta. E olha que em geral eu semrpe tenho duas ou três garrafas a mais na mão... fazer o que, né...

    Abração!!!

    ResponderExcluir