número de acessos

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A PRIMEIRA

Quanta gente não gosta de falar da primeira vez?

Pois é.... a primeira cerveja a gente nunca esquece.

Minha primeirona foi uma Pale Ale.

Lá estava eu: uma montanha de tralha, um monte de anotações e livros, sacos de malte, galões de água, tudo a postos.

O que aconteceu? Bem, pra começar, calculei errado a quantidade de água e acabei usando menosw que o necessário, obtendo bem menos produto final que o esperado. Como resultado disso, a cerveja ficou meio caregada no lúpulo, mas isso não é necessáriamente uma coisaa ruim....

Passado todo o processo incial, apesar da lambança (sim, derrubei um pouco de mosto no chão....deixando tudo açucarado e grudento), consegui colocar a "criança" para fermentar.

Aqui vai mais um banho frio para os inciantes: uma vez que você inicia a fermentação, serão duas a trÊs semanas de espera para saber como ficou. Claro, você pode tirar amostras do fermentador pela torneira, mas até obter o produto final, na garrafa, não dá pra ter idéia de como ficou.

Acontece que no processo de fermentação, o fermento consome o açúcar (sacarose) do mosto, quebrando-o em dióxidode carbono e álcool. Ocorre que por razões óbvias, o CO2 precisa SAIR, senão o fermentador explode. Então, tudo o que você terá ao final da fermentação e maturação será, básicamente, cerveja choca.

Mas o que fazer para adicionar o gás?

Existe um segredinho chamado PRIMING.

O priming consiste em adicionar um pouco mais de sacarose À cerveja, após a fermentação, no momento de engarrafar. A adição de sacarose fornece um pouco mais de alimento aos resíduos de fermento que restaram na cerveja, fornecendo o suficiente para gerar gás (carbonatação) para deixar a cerveja com aquela aparência linda.

Também dá para carbonatar usando CO2 comprimido em cilindros, mas isso demanda MAIS tralha, e nem vamos abordar isso agora. PRIMING funciona BEM, MUITO bem, porém há que se tomar cuidados essenciais.

Quando se faz cerveja caseira, deve-se lembrar que não se vai filtrar a cerveja, ou seja: o fermento continua vivo. Se form adicionada uma quantidade muito grande de sacarose, vai haver muita fermentação, resultando em explosões indesejadas de garrafas e em perigo!

Mas como evitar acidentes²

O fermento cervejeiro ativa-se a partir de determinadas temperaturas e hiberna abaixo de certas temperaturas. Assim: se você usou a quantidade certa de sacarose, após obter a quantidade certa de carbonatação (monitorada por meio de uma garrafa de amostra com um manômetro), basta transferir as suas preciosas garrafas para a gheladeira, e baixar a temperatura para 4 ou 5 graus.

Assim, sua cerveja pode durar até um ano.

Se ficarem FORA da geladeira, certamente terás explosões.

O priming é um processo delicado, que deve ser feito utilizando matéria prima devidamente esterilizada, e que pode ser feito com praticamente qualquer material que tenha sacarose: açúcar mascavo, mel, maltose, açúcar invertido, karo, até licores. Deve-se, contudo, cuidar da quantidade.

Eu uso uma seringa descartável e estéril para adicionar 5ml de priming em cada garrafa.

Coloco o priming, adiciono cerca de 20ml de cerveja, mexo um pouco a garrafa, em movimentos circulares, para dissolver o priming, e termino de encher a garrafa, cuidando para deixar espaço no gargalo para a formação de ar (cerca de 2 cm abaixo do gargalo, tampando em seguida.

A partir daí são 5 a 10 dias a 18 graus para fazer a carbonatação, e... voilá! Eis a cerveja devidamente dotada de gás!

Bom... passadas as agoniantes três semanas, a minha primeira leva ficou pronta. E adivinhem? Ficou tão bom que fiquei orgulhoso de mim mesmo duas semanas!!!

Ainda que não tenha conseguido uma eficiência digna de nota, a qualidade da cerveja, mesmo sendo a primeira, ficou muito melhor que a água rala que se vende no botequim da esquina!

Mas não é só pelo paladar. A sensação de satisfação por ter alcançado o objetivo é indescritível. Fazer a própria cerveja é um hobby sensacional. Depois da primeira, não se quer mais parar.

Hoje estou com mais 24 litros de PAle Ale no fermentador e aguardando a chegada dos ingredientes para fabricar minha primeira RED ALE, conforme uma receita calculada por mim mesmo.

Sigam comigo, pessoal, que continuarei postando.

Até!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário