número de acessos

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Cerveja caseira: Expectativa que nunca morre

Fazer cerveja é tratamento para ansiedade.

Já falei isso em diversas postagens.

Domingo passado engarrafei a Oat Meal Stout. Desde a brassagem já se vão bons 17 dias... É um senhor desafio aos ansiosos passar por todo esse processo de expectativa....

Aproveitei a ocasião e fiz um novo teste de solução de priming, utilizando 8g de açúcar por litro de cerveja, num total de 152 gramas, diluídos em 100ml de água, fervida com adição de gotas de limão para não cristalizar.

De um total de 150ml de calda, divididos por uma estimativa de 30 garrafas, fiz 4 garrafas-teste com 5ml de solução caseira cada uma.

Nas demais, usei o priming vendido comercialmente. Como tenho somente um manômetro, as garrafas-teste da solução caseira serão abertas uma a cada dois dias a partir da próxima quarta ou quinta-feira.

Hoje, o manômetro indica 0,8. Até sábado, deve estar a 2,1 a 2,5 volumes, conforme pretendido. O depósito de sedimento no fundo das garrafas está regular. Melhor seria se estivesse menor, mas não consegui processar a maturação a frio muito bem porque tivemos uma semana de temperaturas muito altas e a geladeirinha não aguentava baixar dos 5 graus, o que prejudicou um pouco a floculação e decantação dos sedimentos no tanque.

O freezer gigante ficou com o controlador de temperatura pronto somente no sábado à tarde, então não viabilizou fazer o condicionamento nele.

Vida de cervejeiro é suportar a ansiedade de saber como ficará o produto final...

Um ajuste que certamente farei nessa receita será aumentar o tempo da parada de sacarificação (beta-amilase). Originalmente fiz 50 minutos, mas acho que o ideal seria 65 a 70 minutos para uma maior eficiência, já que obtive uma OG de 1.0465 quando o parâmetro mínimo para o estilo é 1.048.
A FG ficou boa. Acabou em 1.012, me rendendo um ABV de 4,5% mais um pouquinho que resultar da fermentação nas garrafas, o que considero aceitável.

O sabor da amostra ficou bom, como eu havia planejado: bem seco, com bom amargor final e sabor de torrado, como acho que uma stout tenha que ser.

Mas dá pra melhorar....

Outras novidades: Ontem chegou uma encomenda do Canadá: Lúpulos das variedades Amarillo, Cascade, Centennial, English Fuggles e Tettnanger. três onças de cada. Tambem chegaram uns engates rápidos da Blichman, para acabar com a confusão com mangueiras. Continuo no aguardo das tranqueiras compradas no http://www.morebeer.com/ e dos livros comprados na Amazon.

Para quem não sabe, compras no exterior até US$ 50,00 podem ser feitas livre de impostos, sendo que aquisição de livros não tem imposto, não importando o valor. O único proibitivo que deve ser ponderado é o frete, que, pelo menos nas situações que tenho analisado, tem compensado, pois os produtos que tenho adquirido fora não se encontra aqui com facilidade..

É isso, pessoal! Pão e Cerveja a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário