número de acessos

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Cerveja Caseira - Cerveja Artesanal - Cerveja

Mas, afinal, por que diabos uma pessoa resolve, do nada, fazer a própria cerveja?

Alguns podem pensar, até, inicialmente, ser por razões econômicas... Acreditem em mim: pelo trabalhão que dá, razões econômicas podem ser descartadas de cara, porque a cerveja do botequim é muuuuito mais barata!

Nem por mil reais eu trabalharia o tanto que eu trabalho pela minha cerveja.... Logo, verifica-se não ser pelo preço.

O tesão pela fabricação artesanal de cerveja é: UM --> a possibilidade de degustar algo que você mesmo faz, uma coisa única, especial, sem paralelo. DOIS --> a possibilidade de construir algo de qualidade SUPERIOR, muito, mas muito, mas muito superior ao que se encontra comercialmente. TRÊS --> fuga do stress!

Fazer cerveja cansa? Certamente que sim? Relaxa? absolutamente, totalmente e incondicionalmente: naquelas 6 a 8 horas que você fica ali, concentrado, os problemas e preocupações simplesmente vão embora!

No meu caso o processo de decisão por iniciar no hobby demorou cerca de seis meses. Foi lento: comecei a pesquisar na internet... Conheci o Afonso Landini, primeiro via email, depois via telefone. Comprei um punhado de livros na Amazon... li todos, e somente dpeois disso é que encomendei meu equipamento. Foi gradual. eu precisava ter certeza, antes de gastar R$ 2.500,00 no negócio, que não enjoaria rápido, que seria uma coisa instigante e duradoura.

Eu não poderia ter acertado mais! Fazer cerveja é um hobby completo: tem uma parte física (e como faz suar!!!), uma parte sistemática (sanitização demanda método e organização), uma parte mental (calcular receitas, IBU´s, rampas de temperatura)...

A todos os que são curiosos, recomendo fortemente o hobby, inclusive como terapia: você treina a ansiedade, afinal, são no mínimo três semanas de espera para ver o resultado final (no caso das Ales).

A quem quiser aprender o básico, entender sobre os equipamentos e modo de fazer, sugiro verificar as primeiras postagens deste BLOG. também sugiro os blogs e sites indicados na barra lateral, onde se encontra muita iformação de qualidade e gente sempre disposta a ajudar.

É isso! Como dizem meus amigos Lamas: Pão e Cerveja!

2 comentários:

  1. Paulera em Marco, é isso mesmo com muito trabalho mas o final e muito desafiador e recompensante, por tudo o que passamos no dia dia da locura da vida, este nosso hobby nos tras tranquilidade e mais tempo com a familia, e no meu caso até uma reaproximação com minha esposa....

    Ein Prosit!!!!

    ResponderExcluir
  2. Graaande Ricardão! É isso ae!!! Cerveja aproxima as pessoas. E a razão de amarmos esse hobby é que além de afugentar o stress, ele deixa a gente sempre rodeado de amigos!

    ResponderExcluir