número de acessos

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Matéria-Prima: fornecedores e qualidade para uma boa cerveja

Homebrewing, beercraft, tantos outros nomes adjetivam a gratificante função de criar e produzir cerveja a nivel artesanal, com observância das regras de cada estilo, conforme BJCP ou outra associação definidora dos parâmetros.

A atividade, porém, não tem relevo, nem graça, se não houver fornecedores.

No  Brasil, conheço três fornecedores de qualidade comprovada, dos quais compro frequentemente de dois deles.

São eles:

A Turma, baseada em Campinas, SP, capitaneada pelo meu amigo Afonso Landini http://www.cervejaartesanal.com.br/, e  que fornece insumos de qualidade: bons maltes em grande variedade, lúpulo de considerável gama de tipos, e equipamentos.

A WE Consultoria, de Porto Alegre http://www.weconsultoria.com.br/, atua no mesmo setor, também no fornecimento de ingredientes e equipamentos, tambem de boa qualidade.

Ambos os fornecedores citados acima ministram cursos sobre produção de cerveja e atendem muito bem.

Tenho catalogado como fornecedor, também, a empresa Brazilways http://www.brazilways.com.br/, de Curitiba, mas não os conheci ainda. Vendem essencialmente equipamentos high-end e maltes da Muntons.

Esses fornecedores são conhecidos da maioria dos homebrewers que conheço.

Acontece que não é raro termos que adquirir produtos de fornecedores estrangeiros, via internet. Isso ocorre com lúpulo, fermentos, e alguns outros acessórios, como termômetros metálicos adaptáveis à panela, medidores de nível, engates / desengates rápidos, sifões, bombas, filtros, etc.

Cabe ressaltar que as encomendas em lojas do exterior são feitas muitas vezes, não por insuficiência dos fornecedores locais, que enfatizo serem muito bons. O fato é que, em razão do hobby ser mais difundido no exterior, por vezes lá fora se encontra coisas que ainda não temos aqui, como por exemplo os fermentos da White Labs.

Ocorre que há fornecedores bons e maus, e já testei os dois tipos.

Uma boa fonte para aquisição de termômetros, chillers, e outros instrumentos do tipo, é a Mash Master, sediada em Wooloongaba, na Austrália http://www.mashmaster.com/.

Eles têm bom atendimento ao público e entregam o que prometem. Os tremômetros são bons e graduados em graus Celsius, o que ajuda bastante, com a indicação das faixas de sacarificação (alfa e beta), aspersão de fermento, mash-out e lautering.

Outro fornecedor que testei foi a http://www.morebeer.com/. A primeira encomenda está a caminho. Sediada em San Francisco, CA, EUA, esta é uma empresa de renome entre os homebrewers dos Estados Unidos. São bastante Sérios e o site é fácil de lidar. Estou aguardando a chegada da primeira encomenda.

Para comprar literatura, uso sempre a Amazon http://www.amazon.com/. A  presteza e profissionalismo são inquestionáveis. Teve um caso de demora numa entrega que eles remeteram novamente a mercadoria para mim, e depois de algum tempo - surpresaaa! - recebi a encomenda EM DOBRO.

Mas nas compras internacionais, nem sempre se consegue ter vantagem. Já quebrei a cara com o pessoal da canadense Canadian Homebrew http://www.homebrew-supplies.ca./ Foram muito solícitos no início, mas depois que paguei (felizmente via Paypal), a comunicação acabou, e as respostas limitavam-se a vagos "não sei" ou "estamos procurando".

Como todo comprador sensato, fiz minha compra-teste em valor pequeno e usando meio de pagamento seguro (paypal - http://www.paypal.com/) e mesmo assim tive imensas dificuldades, pois o fornecedor não me enviava nem mesmo o localizador para rastreamento e nem prova de remessa dos produtos. O problema somente foi solucionado após eu registrar uma reclamação perante a PayPal, porém, após essa medida, as comunicações se tornaram extremamente rudes e mal educadas, ignorantes mesmo, no último limite, como seu eu fosse um bandido e não apenas um consumidor em busca de informação.

A coisa foi do nível "-O que você está pensando? Quem você pensa que é para reclamar no PayPal? Você não confia na nossa palavra?"

Em tese o problema está resolvido.... más na prática só vou saber disso em 30 ou 40 dias, se a mercadoria chegar..
Por isso, meus camaradas, recomendo cautela em suas compras. Usem de comedimento e bom senso e, quando possível, troquem informações com outros homebrewers sobre os fornecedores, pois, unidos, temos munição em nossas mãos para conseguirmos o que quisermos.

Use - sempre que possível - pagamento por meios seguros, usando intermediários como o paypal  pagseguro entre outros. Não saia dando o número do seu cartão direto a desconhecidos.

Consulte seus companheiros de hobby.

E, quando for fazer uma compra, faça primeiro uma "conpra-teste", de pequeno valor, para avaliar a conduta do fornecedor, prazo de entrega, eventuais problemas de alfândega. Eu sempre faço isso, o que evita prejuízos grandes em caso de xabú.

A propósito: importações via correios de valor inferior a US$50,00 ñão pagam imposto,. por isso, há aí um pequeno incentivo para buscarmos aquele ingredientezinho especial que não se encontra em lugar nenhum.... aquele lúpulo amarillo em flor, aquele fermentozinho para fazer aquela Saison especial ou aquela cerveja com especiarias....

Não se intimidem por pequenas dificuldades. Aliás, homebrewer não se intimida com nada... se fosse assim, não haveria homebrewer.

Um comentário:

  1. Olá Marco Aurélio;

    Muito prazer, meu nome é André, sou de Santos/SP mas moro há 9 anos em Buenos Aires/Argentina.

    Sou cervejeiro artesanal há 3 anos, fiz 5 cursos na área (aqui na Argentina, por sorte, temos muita oferta de cursos de capacitação) e estou vendendo minha cerveja em alguns bares e lojas da cidade.

    Li seu blog e achei super legal tudo o que você põe nele, com muita propriedade e conhecimento sobre o assunto.

    Tenho a intenção de montar um bar (pub) em MS e gostaria de obter algumas informações:
    - é um bom estado para investir no interior?
    - tem facilidade de acesso à matéria-prima?
    - é difícil obter a licença do MAPA?

    Meu e-mail pessoal é avmoreno@ig.com.br e espero que possamos entrar em contato e que você possa me orientar.

    Um grande abraço e parabéns pelo blog!!!!

    André.

    ResponderExcluir