número de acessos

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ainda sobre priming

Fiz mais um teste de elaboração de solução de priming ontem....

A receita com proporção de 2 pra 1 deu certo, mas rendeu um volume muito grande de líquido. Acho que ficaria bom pra quem faz o priming direto no balde.

No meu caso, que faço direto na garrafa, devido usar fermentador cônico e a produção ser pequena (nunca mais que 30 garrafas), um volume tão grande de priming (+-300ml) fica inviável.

Vou fazer um novo teste reduzindo a proporção de água, já que o que interessa mesmo é o açúcar...

3 comentários:

  1. Fala Marco blz ? Tenho uma sugestão interessante para vc que planeja adicionar o priming direto na garrafa:

    Pode parecer arriscado no sentido de errar a quantidade mas acredito que a discrepância não vá ser muita.

    Vou descrever o procedimento para uma leva padrão de 20 litros e supor que vc vá usar a razão de 6g/L de priming, ou seja, 120 gramas de açúcar.

    Ferva a água com açúcar na proporção 2-1. Eu nem adiciono limão apenas fico de olho p/ a fervura não ultrapassar 3 min. Digamos que a "poção" renda 200ml.

    Pegue uma seringa (previamente esterilizada) e adicione, fazendo uma regra de três a quantidade precisa do líquido em cada garrafa.

    Ou seja, digamos que sejam todas garrafas de 500ml cada uma receberá 5ml da poção de priming que deverá conter cerca de 3gramas de açúcar.

    ResponderExcluir
  2. Grande Bode!

    Pois é... testei exatamente esse sistema onem (20/11) e deu certo... A única diferença é que usei menos água... coloquei 100ml de água para 120g de açúcar.

    Usei em três garrafas para testar. Se funcionar, a próxima leva vai levar 100% desse método.... mas como agora comprei um freezer para fermentar, já estou sonhando com um post-mix...hehe.

    Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  3. vlw Marco, não esqueça de me contar se a carbonatação das garrafas ficou boa e simétrica!

    abçs

    ResponderExcluir