número de acessos

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Pale Ale saindo do forno....

Para quem ainda não conhece, a Pale ale é uma variedade de cerveja bastante leve, sendo que, nas palavras do Grande Cervejeiro (http://grandecervejeiro.blogspot.com/), "são cervejas claras, que vão desde o amarelo dourado até à cor de cobre. O estilo desta cerveja é definido pelo lúpulo de origem americana que nela é usado, transmitindo este, em geral, um forte aroma à cerveja bem como uma relativa acidez",  produzida exclusivamente com maltes, lúpulo, fermento e água, que têm uma tonalidade âmbar bem clara, produzem boa espuma, têm teor alcoólico moderado, em geral de 4,5% a 5,5% e amargor de baixo a moderado.

Na minha receita, uso 5Kg de malte Pílsen e 500g de malte Carared, fermento Fermentis Safale US-05 e lúpulo Saaz para amargor (60 min) e aroma (15 min). A fermentação (4 dias) e a maturação (10 dias) foram feitas em fermentador cônico, e a carbonatação e condicionamento, feitos na garrafa (7 dias).

Hoje a leva de 30 garrafas ficou pronta, com carbonatação de 2,2.

Foi com prazer que degustei a primeira garrafa, sendo digno de nota o fato de que entre esta Pale Ale e a primeira Pale Ale que produzi, a diferença mais marcante foi a clareza desta última, fruto do uso de 3 gramas de whirfloc (uma mistura de carragena com irish moss, floculantes muito eficientes) no final da fervura, que eliminou totalmente a turbidez, deixando o produto final extramamente límpido e agradável à visão.

Comparando as Pales que já fiz, acho que o Whirfloc deu uma contribuição ímpar ao visual da cerveja, sem alterar nada no sabor ou no corpo da cerveja. Já havia testado o produto numa Stout, porém a eficácia fica mais fácil de comprovar numa pale ale, que é bem clara.

Do sabor, não preciso nem dizer. Ficou excelente! Mas eu sou suspeito pra dizer....

A próxima leva será uma Irish Red Ale. Só estou esperando chegar a encomenda da WE para fazer a brassagem. Postarei aqui as fotos do processo e compartilharei minhas impressões sobre o resultado final.

Um comentário:

  1. Parabéns Marco pela Pale Ale produzida com sucesso...
    E com certeza o Whirfloc da uma tremenda ajuda, eu pude conferir sua ultilização com os amigos B&R
    no preparo de uma hefeweizen e ja tive uma noção da eficácia do produto....

    Ein Prosit !!!!

    ResponderExcluir